quinta-feira, 7 de março de 2013

Saiba como consultar o seu “cadastro” de crédito no Banco de Portugal


Para ter acesso ao seu "cadastro" de crédito já não precisa de sair de casa. O Banco de Portugal permite a consulta do mapa individual de responsabilidades de crédito através da internet, de forma gratuita.

Embora seja conhecida como "lista negra" do Banco de Portugal, na realidade trata-se de uma base de dados na qual constam todas as famílias e empresas que tenham créditos, estejam esses em dia ou em incumprimento. Ou seja, na prática nada tem a ver com uma lista negra.

Saiba aqui como funciona a base de dados de crédito do Banco de Portugal

Esta é a base de dados que as instituições financeiras utilizam quando um cliente solicita um crédito. Através da informação financeira que consta no mapa de responsabilidades de crédito, os bancos avaliam a taxa de esforço e verificam também se o cliente tem os seus compromissos financeiros com a banca em dia.

Para consultar o seu historial de crédito basta aceder ao sítio do Mapa de Responsabilidades de Crédito, no site do Banco de Portugal (aqui)

Depois de aceitar as condições e de carregar para obter o mapa, é pedida uma autenticação. Esta poderá ser feita de duas formas: através do cartão do cidadão e respetivo código de segurança ou através das credenciais de acesso ao portal das finanças.

Após a validação e a autenticação é gerado o mapa com toda a informação de crédito. Esta informação está dividida por instituição financeira e tipo de crédito. Ou seja, mesmo que tenha um cartão de crédito que não utiliza, este aparece no mapa de responsabilidades. 

Fica a dica. Consulte o seu mapa de responsabilidades de crédito e verifique se toda a informação sobre os seus créditos estão correctas.

Acompanhe "As Dicas da Bá" também no Facebook (Aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário