segunda-feira, 3 de junho de 2013

Sapatos. Em busca de números grandes...

Desde miúda que tenho um problema (vá, mais do que um, mas vou focar-me agora neste) calço muito para mulher. Num país em que a mulher se quer "pequenina como a Sardinha", eu estou mais na secção dos Robalos. 

O meu 1,77m (descalça, entenda-se) é suportado por uns meiguinhos 41. Um número que é mais comum entre os homens do que entre as mulheres. 

Já calçava o número 40 praí com uns 15 anos e cedo me habituei a comprar ténis na secção de homem e sapatos no estrangeiro. Havia umas poucas lojas que tinham estes números mas a oferta era muito reduzida. Cheguei a mandar fazer sapatos mas, na altura, era muito caro.

Muitas vezes pensei "mas as modelos são todas altas, que números calçam?". Tive a oportunidade, ainda em adolescente, de confrontar algumas modelos que calçavam tanto quanto eu e tinham uma boa quantidade de sapatos (e giros!). Percebi que ou os estilistas faziam uns números apenas para o desfile ou compravam lá fora.

Pensei em abrir uma loja só de números grandes de sapatos giros mas, aos poucos, algumas marcas começaram a ter mais números grandes e com mais frequência, e fui deixando a ideia de parte. A Zara, Bershka, Stradivarius e, mais tarde, Aldo e Zilian foram sempre as minhas grandes aliadas. Ainda assim a oferta é pouca.

Nas lojas há um exemplar apenas, o que faz com que todas as mulheres que, como eu, calçam muito, vão a correr comprar. Sim, eu normalmente só consigo comprar ou no início da colecção ou quase no final dos saldos (sendo que aqui é muito arriscado).

Sempre tive o mesmo discurso nas lojas (depois de eleger os sapatos que queria):

- Boa tarde. Tem estes sapatos em 41?
- Estes não.
- E aqueles ali ao fundo.
- Esses só se fazem até ao 39.
- Diga-me então afinal o que tem de 41...

E depois lá aparecem dois modelitos (normalmente os menos engraçados).

Com uma geração cada vez mais alta (parece que são alimentados a adubo), não se percebe que não se aposte em mais números grandes. Eu e mais umas quantas mulheres, e miúdas, agradecíamos.

Ainda bem que inventaram a internet. É uma maneira de conseguir comprar sapatos giros e até, muitas vezes, mais baratos. Eu até preferia comprar numa loja cá, mas com a oferta atual é difícil.

Se alguém souber se alguma loja com sapatos giros e que tenham mais que um exemplar 41, deixe aqui a dica.

Certamente que deve haver mais mulheres como eu a precisarem de dicas. Caso contrário, começo mesmo a ponderar em abrir uma loja.

Acompanhe "As Dicas da Bá" também no Facebook. Clique aqui e faça 'like' da página.

21 comentários:

  1. Também já tive muito esse problema, como me revi neste post... Apesar de não ter o pé tão grande (40), quando era nova tinha muita dificuldade em encontrar sapatos. Cheguei a precisar de um outfit e comprar 1º os sapatos e depois a roupa, porque era muito arriscado depois não encontrar os sapatos ideais... Felizmente hoje em dia quase todos os sapatos que gosto encontro no nº 40, noto uma grande evolução. Thanks God já não ando sempre de sapatilhas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bom dia alegria,

      É verdade, quantas vezes escolhi (e escolhe, por vezes) os sapatos primeiro e a roupa depois. Sim, hoje em dia é mais fácil mas, ainda assim, poderia haver mais oferta :)

      Eliminar
  2. Quando me falavam em Gabor só me vinha à cabeça sapatos grandes mas feios!! Andei desesperada à procura de umas sandálias não muito altas, confortáveis, giras e tamanho grande e encontrei na Gabor! o Preço não é o mais acessível, mas a qualidade compensa e bem!

    Fica a dica ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana,
      Por acaso não conhecia a Gabor. Vou espreitar.
      Em todo o caso obrigada pela dica :)

      Eliminar
    2. Dê uma olhada no site www.donnalila.com só sapatos femininos na numeração de 40 a 43.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  3. Olá,

    A minha filha tem o mesmo problema. Calça 42/43 e não arranja nada a não ser na La redoute - tamanhos grandes, num site espanhol que funciona muito bem http://www.andypola.es/, mas atenção que tem coisas muito feias mas tem básicos bons. Também há no El corte Inglês. O único problema é que a maior parte das vezes são medonhos!!!
    Também encontrei um site que para além de ter vários tipos de sapatos e tamanhos, tem vestidos para todas as ocasiões feitos à medida e não são muito caros! http://www.jjshouse.com/pt/ . Vale a pena dar uma espreitadela!!!

    Boa Sorte a todas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa,

      Vou dar uma espreitadela
      Obrigada pelas dicas :)

      Eliminar
    2. vc já conhece o www.donnalila.com ? só sapatos femininos na numeração de 40 a 43.

      Eliminar
  4. Olá! Eu tenho o problema contrário, calço 35, e apesar de nas sapatarias propriamente ditas conseguir encontrar o meu número, a maior parte das lojas de roupa que têm calçado de que gosto começam no 36... Descobri há algum tempo que a Zara tem alguns modelos com "tamanhos especiais" que começam no 35 e vão até ao 42 na sua página on-line.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina,
      Também tenho algumas amigas que calçam 35 e, ou compram sapatos 36 na mesma, ou até em algumas lojas para crianças e adolescentes.
      Fica a dica dos "tamanhos especiais" na Zara online :)

      Eliminar
  5. Lá está, eu tenho o problema contrário. Raramente encontro sapatos de "mulher" que fabriquem o 35..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ritinha,
      Temos de ir então em busca de lojas com sapatos 35 (giros, claro!) :)
      Será que alguém tem alguma dica?

      Eliminar
  6. Existe um sítio que descobri à muito pouco tempo e que faz sapatos por medida. Escolhemos a pele, o salto, o feitio!!!! Querem melhor??? e não são nenhuma fortuna. fica na AV. Afonso III nº 24.
    Aqui dá para todas, com pés grandes, pequenos e os "ditos" normais!!!!
    Aproveitem :)

    ResponderEliminar
  7. Oi, meu nome é Lilian...tenho um site especializado na venda de sapatos femininos, na numeração de 40 a 43... www.donnalila.com , adoraria a visita de vcs!!! Tb estamos no face!!!

    ResponderEliminar
  8. Olá!

    Eu também tenho esse problema... calço o 43! Infelizmente muitas vezes comprava o tamanho abaixo, porque achava que iam "alargar"... de modo que estou a tentar vender uns sapatos que usei poucas vezes (o que esperei não se realizou como é óbvio e magoam-me os pés!). Agora uso muito a La Redoute, a Gabor e a FlyLondon. Mas ainda é uma batalha encontrar sapatos que goste e com um preço acessível... Vamos esperar que mude! Dantes o maior número era o 39, depois o 40, agora já vai no 41... :)

    Aqui estão os links:
    http://bragacity.olx.pt/sabrinas-gabor-42-iid-446384881
    http://bragacity.olx.pt/botins-flylondon-41-iid-446382671

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho o mesmo problema e por isso estou a tentar reunir as mulheres que como eu, tem dificuldade em encontrar numeros muito pequenos\grandes, se puderem votem no link abaixo e pode ser que num futuro proximo seja mais facil encontrar estes numeros em portugal ;)
    https://www.facebook.com/groups/procuraCinderella/

    ResponderEliminar
  10. Olá! Descobri o teu post por acaso, através do Google!

    Eu partilho desta maldição! Com 12 anos eu já calçava o tamanho 42! Poucos anos depois passei para o 43!

    Basicamente até aos 18 anos só calcei ténis unissexo! Depois passei a comprar sapatos femininos encomendando online. E quando viajei aos EUA comprei uma quantidade brutal de sapatos Aerosoles.

    Sei que há uma sapataria portuguesa -- Sapataria Record, em Lisboa, ao pé do Coliseu de Lisboa -- que faz sapatos em números grandes. Do 43, por exemplo, só tinham uns 2 ou 3 modelos. Mas depois descobri que era alérgica ao material dos sapatos deles. -__-

    Bem, pelo menos graças á era digital consigo sapatos de ALGUMA maneira.

    ResponderEliminar
  11. boa tarde,

    nós temos sapatos do tamanho 36 ao 45 para mulher

    e do tamanho 44 ao 50 para homem

    http://www.roupatamanhosgrandes.pt/

    ResponderEliminar
  12. OLá :)
    O quanto eu me identifico com este artigo, calço o 42 e se eu não quiser usar ténis ( unisexo), vou até ao site da la redoute ver sapatos/botas. Conhece algum site online confiável para comprar calçado sem ser a la redoute?

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. No Brasil há várias lojas para pés maiores, a exemplo da eurico.com.br; pegrande.com.br e a pedeanjo.com.br.

    ResponderEliminar